Este blog terá um guia completo de como usar o blogspot - POR ENQUANTO NÃO ESTÁ ATIVO...

Happy New Year

sábado, 28 de maio de 2011

Novidades: Links, ordenamento e paginação - WordPress

Por Jane Wells

Já?

Chegou aquela altura do ano em que do lado do WordPress.org se começam a dar os retoques finais na próxima versão do WordPress (a 3.1, neste caso). Os utilizadores do WordPress.com são automaticamente incluídos na versão beta, dando-lhe todo o acesso a novas funcionalidades, um mês antes de estas serem lançadas oficialmente. Isto é bom, não só porque lhe dá um acesso antecipado ao que aí vem, mas como também a sua opinião nos ajuda a melhorar ainda mais. Estou muito animada, tanto pelos os novos recursos que acabámos de implementar, como por serem adições que já desejava há muito tempo. Aqui estão as novas funcionalidades que já pode ver no seu painel:

Criação mais fácil de links internos

Fi.nal.mente. :)
Está a escrever um post (ou uma página) no WordPress. Menciona algo que tenha escrito antes, e pensa: “Já sei, vou criar uma ligação para esse post!” O que é que fazia? Pode ser que abrisse um novo separador ou janela e que procurasse no seu conteúdo na sua lista de posts, ou ainda que visitasse o seu blog e procurasse esse post. Seja como for, teria que encontrar esse conteúdo, obter a respectiva URL, de modo a ao clicar no botão de link no editor deposts, poderia colá-la. Certo? Isso são o quê? Entre 5 a 8 passos, dependendo de como o fazia? Não mais!
Internal linking previewPosts e páginas existentes podem ser encontrados e ligados com uma pesquisa dinâmica.
Com a nova funcionalidade de links internos, pode agora indicar qualquer URL para criar um link, como costumava fazer, ou então procurar nos seus posts e páginas existentes logo ali, na janela de inserção de links. Uma combinação de pré-carregamento, preenchimento previsivo e alguma magia Ajax tornam o uso da ferramenta de criação de linksnuma alegria (e confira quão mais rápida está a janela!). Esperamos que isto o incite a fazer mais conexões entre o conteúdo do seu site, o que tornará mais fácil para os seus visitantes encontrar mais conteúdo relacionado. Agora todos juntos: Viva! (Certo?)

Ordem por colunas

Ordenamento
Quando visita a página de Posts (ou de Páginas, ou de Media ou de qualquer outra informação em lista), alguma vez desejou poder clicar no nome da coluna para alterar a visualização, ordenando por exemplo a informação por data, por ordem alfabética, por autor ou por outro critério? Eu sei que eu quis, desde sempre. Já temos! Este recurso é o resultado de um bem-sucedido projecto de um aluno do Google Summer of Code, demonstrando ainda que o programa é uma ótima maneira de se envolver com o desenvolvimento do WordPress. A pequena seta ao lado do título da coluna (na minha imagem de exemplo, a coluna Data) mostra a coluna pela qual a informação está ordenada, e se a ordenação é ascendente ou descendente. Basta clicar no cabeçalho de qualquer coluna para ordenar por essa coluna ou para inverter a ordem.

Paginação melhorada

A nova paginaçãoSe tem muito conteúdo, pode ser que tenha tido uma experiência levemente irritante ao navegar as páginas posts, media ou outros. Clicar para a frente e para trás é fácil, tal como saltar para a primeira ou última página, mas então e o meio? Imaginemos que tem 23 páginas de posts; está na página 6 e, com base nas datas, acha que o que está à procura deve estar por volta da página 15. Teria que clicar várias vezes para avançar algumas páginas, até chegar à página desejada. Não mais! Com o novo estilo de paginação, os botões para a frente/fim e para trás/início continuam lá, mas agora pode ir directamente para qualquer página, alterando apenas o número editável mostrado na área de paginação (e carregar em Enter).

Pesquisas com Ajax

Os resultados de pesquisas são agora mais rápidos e não requerem actualizações do painel no seu browser graças à adição de Ajax. Rápido!

Esquema de cores revisto

Nas opções do seu perfil, tem uma escolha de esquemas de cores do painel, cinza ou azul (o padrão é cinza). Actualizamos o esquema de cores cinza há algum tempo, mas não actualizamos o azul. (Lembra-se quando mudamos do cabeçalho do escuro para o mais claro? Bons velhos tempos.) O novo esquema de cores azul é mais leve, mais limpo e com base nos mesmos tons que o esquema de cor cinza, mas com uma tonalidade azul, para que o foco possa permanecer firmemente na criação de conteúdo, sem distrações. Se você nunca experimentou o esquema de cor azul, agora seria um óptimo para experimentar e ver se gosta! Existem outras cores que gostaria de ter como opções? Diga-nos nos comentários!

Suporte melhorado para IE9

Para aqueles que têm tido problemas em usar arrastar e largar no painel ou ainda algum problema com o editor visual na criação de posts, com o Internet Explorer 9, foram feitas melhorias para funcionem agora sem problemas no mais recente browser da Microsoft.
A ter em conta: estas funcionalidades são novas e embora tenhamos trabalhado nelas durante bastante tempo, poderá encontrar um erro que nos tenha escapado. Se alguma delas lhe estiver a causar problemas, pode deixar um comentário neste post durante as próximas duas semanas, falar sobre isso nos fóruns, ou contactar o suporte através dos canais habituais.
Espero que apreciem estas notícias, tanto quanto nós gostamos de as desenvolver. Bom blogging!
Actualização
Graças aos vossos comentários, conseguimos já detectar e corrigir alguns erros que escaparam nos nossos testes.
  • Corrigimos um conflito com o plugin de CSS usado no WordPress.com (a incompatibilidade causava comportamentos estranhos no editor). Assim, se tinha problemas tais como ver texto a ser sublinhado ou em negrito inesperadamente, isto não deve acontecer mais.
  • Corrigimos uma falha do IE8 com a janela de inserção de links, mas ainda estamos a trabalhar em alguns problemas no IE7. (Agora a sério, usar browser antigos não é uma boa ideia. Actualize-o!)
Se mesmo assim continuar com problemas com as novas funcionalidades, quando deixar um comentário ou contactar o suporte, por favor indique o sistema operativo e browser que está a usar, para nos ajudar a resolver o problema mais depressa. Exemplos: “Estou a usar Firefox 3.9 com Mac OSX 10.5.”  ”Estou a usar Google Chrome em Windows 7.”

Nenhum comentário: